30 de nov. de 2009

Porto de Itajaí X Porto de Navegantes







Santa Catarina conta com um complexo portuário composto pelo Porto de Itajaí e Porto de Navegantes, mas qual usar na hora de importar? Existe diferença na logistica e Receita Federal? Valores?

Essas questões são importantes para a linha final do custo de nacionalização. Espero que minhas observações ajude-os na hora de fazer essa escolha.

ESTRUTURA

  • O porto de itajaí possui 38.000m² de área de pátio e 15.000m² de área coberta, contra 270.000m² de área pátio e 2.000m² de área coberta na Portonave. Esses números por si já nos trazem a realidade que é sua DI parametrizar em canal vermelho a conferência fisíca é agendada mais rápido no Porto de Itajaí, fora que entregamos o envelope de canal vermelho na unidade da Receita Federal de Itajai, independente se carga estiver no Porto de Navegantes, Multilog ou Porto de Itajai e por sso temos que agaurdar a distribuição do processo e o malote interno que irá levar envelope as mãos do fiscal que agendará a conferência. Com isso Porto de Itajai leva vantagem;
FRETE INTERNACIONAL

  • Os valores estão muito próximos, mas ainda Itajai tem uma vantagem, o ttime para Porto de Itajai é quase 10 dias menor que Navegantes e infelizmente desde a tragédia das enchentes ainda opera com apenas um berço o que dificulta muito na frequência dos navios e com isso a Portonave fica mais atrativa.
VALORES OPERACIONAIS

  • Os dois portos operam com tabela padrão, no de Itajaí temos o 1° periodo com 10 dias e 0,26% sobre o CIF, a partir do 11° dia cobra-se 0,11% ao dia. Na concorrente Portonave temos o 1° periodo com 7 dias e 0,15% sobre o CIF, a partir do 8° dia cobra-se 0,25% por mais 7 dias cheios. Para decidir onde o custo fica menor cliente tem que conhecer muito bem sua operação pois se a carga que costuma importar tiver um alto indice de verde é viavel trazer por navegantes e retira-la até o 7° dia pagando apenas 0,15% sobre o CIF, mas se carga ficar de 8 a 10 dias o mais barato pe Itajai e se ultrapassar 11° dia navegantes volta a ser mais atrativo.

Assim como os demais assuntos na importação o grande segredo é conhecer muito bem sua operação para decidir qual porto usar.

sds

Katia

katiadeoliveira@hotmail.com

Nenhum comentário: